quinta-feira, 2 de julho de 2015

A Mensagem do Islam


Islam em simples palavras 

"Islam" significa submissão e devoção ao Único Deus. É a religião do monoteísmo, o muçulmano acredita que Deus é Único, é Incomparável, Ele não tem parceiros ou filhos. Ele não gerou nem foi gerado. Ele criou todo o universo e todos os seres. Ninguém compartilha com Ele Sua Divindade e ninguém tem o direito de ser adorado além d'Ele

                               





Qual é o nome de Deus?

Seu nome é "Allah". É pronunciado Allah com uma vogal longa "a". Deus tem muitos atributos e adjetivos. No Islam há noventa e nove "nomes sublimes" e atributos de Deus conhecidos conforme a revelação de Deus. Por exemplo, Deus é "o mais Misericordioso", é "Onisciente". Ninguém é mais misericordioso que Ele, e ninguém é mais generoso que Ele.

Inglês: God
Português: Deus
Russo: Бог (Bog)
Árabe: Allah

- Ele é Allah. Não existe deus senão Ele, O Sabedor do invisível e do visível, Ele é O Misericordioso, O Misericordiador. 
Ele é Allah. Não existe deus senão Ele, O Rei, O Puro, A Paz, O Confortador, O Predominante, O Todo-Poderoso, O Transcendente, O Orgulhoso. Glorificado seja Allah, acima do que idolatram.!
Ele é Allah, O Criador, O Iniciador da criação, O Configurador; d'Ele são os mais belos nomes. O que há nos céus e na terra glorifica-O. E Ele é O Todo-Poderoso, O Sábio.  [59:22-24]

Muhammad e o Islam

Quando um homem pediu para o Profeta Muhammad explicar o Islam em palavras simples para ele não precisar procurar qualquer esclarecimento adicional, Muhammad foi preciso e disse:

"Diga: Creio em Allah (o Único deus) e, em seguida, seja reto"

Depois de abraçar a fé islâmica a pessoa deve ter um modo de vida equilibrado, sem desvio para o extremismo nas ações, ditos ou ações.

Islam e paz 

Linguisticamente, a palavra "Islam" em árabe vem da raiz da palavra "Salama", que significa livre de danos e está relacionada com a palavra "Salam, que significa paz.

O Profeta Muhammad definiu o muçulmano como "aquele a quem as outras pessoas estão a salvo de danos provenientes de sua língua e suas mãos", ou seja, as pessoas não devem receber qualquer dano a partir de suas ações e palavras

No Islam, "a Paz" é um dos nomes e atributos magnificentes de Deus. A pessoa que se submete a Allah deve encontrar a paz interior dentro de si mesma e deve estar em paz com as pessoas e com o ambiente onde vive.

É interessante saber que, em uma sociedade muçulmana, as pessoas se cumprimentam com a palavra "Assalamu Alaikum", que significa: "A paz esteja convosco", em vez de palavras como "Oi" ou "Olá". A versão desse cumprimento é : "A paz esteja convosco, assim como a misericórdia e as bençãos de Allah".



Muçulmanos ou Maometanos? 

Ao contrário dos seguidores de outras religiões, os seguidores de Muhammad não são chamados de maometanos. Um adepto do Islam ou quem abraça a crença e o modo de vida islâmico é chamado de "muçulmano", ou seja, aquele que acredita em Deus e se submete a Ele.

Os seis elementos da crença islâmica

A crença em Deus Único requer a crença em Seus anjos, Seus Livros, Seus Mensageiros, assim como a crença no Dia do Juízo e a crença no pré-Destino.

Os Pilares do Islam, praticando a Crença Islâmica

A religião islâmica é baseada em cinco pilares que o muçulmano deve praticar:

1- Shahadah: Proferir a crença do Islam: Testemunho que não há divindade além de Allah e Muhammad é Mensageiro de Allah
2- Salat: Cumprir as orações diárias prescritas
3- Siam: Jejum no mês lunar de Ramadan
4- Zakat: Fazer doações como caridade anualmente
5- Hajj: Peregrinação à Mesquita Sagrada, em Meca uma vez na vida se tiver condições físicas e financeiras.

1 - Shahadah, Proferindo a Crença do Islam 

Reconhecemos que há somente um Deus, Aquele que criou todos os seres. Seu nome é Allah.

Uma pessoa é considerada muçulmana quando acredita com o coração e declara a "Shahada (Testemunho)", dizendo: Testemunho que não há divindade senão Allah e Muhammad é Mensageiro de Allah". (Em árabe é pronunciado. Ash hadu an la ilaha illa Allah, Wa Ash'hadoanna Muhammadan Rasoolo'Allah)

2 - Salat, Orações Diárias 

No Islam, a oração (salat) é um ato de adoração que permite ao indivíduo ficar próximo de Deus. Há cinco orações diárias prescritas que são distribuídas durante o dia e a noite. A essência da adoração é glorificar, exaltar e louvar a Deus com o coração, língua e corpo.

- E, quando Meus servos te perguntarem, por Mim, por certo, estou próximo, atendo a súplica do suplicante, quando Me suplica. Que eles me atendam, então, e creiam em Mim, na esperança de serem assisados. - [02:186]

A oração é uma demonstração prática da fé. Cada oração inclui movimentos físicos com inclinação, prostração a Deus. A oração aumenta progressivamente os níveis de submissão a Deus de maneira espetacular. Ela exige o máximo de concentração e isolamento dos assuntos mundanos. O Profeta Muhammad disse: "A situação em que o servo está mais próximo de Allah é quando está prostrado."

Orar cinco vezes ao dia pode parecer excessivo para algumas pessoas. Na realidade, é um tipo de meditação que não demora mais de 40 minutos por  dia em intervalos espaçados durante todo o dia e oferece o alimento espiritual necessário ao ser humano. Assim como nós comemos três ou quatro vezes por dia e nunca reclamamos, porque nós precisamos de alimento físico para sobreviver, precisamos também de alimento espiritual para a nossa alma.




3 - Zakat, Doação Obrigatória 

O Zakat é um pilar essencial do Islam. Consiste em pagar uma parte dos bens aos pobres uma vez por ano. Outros legítimos beneficiários e merecedores do Zakat também podem receber está doação, conforme estipulado no Alcorão Sagrado. É calculado em 2,5% do excesso da riqueza pessoal.

O Zakat purifica o coração de quem paga da ganância e remove o ódio e o ciúme do coração dos pobres, promove a integração social, a cooperação, a compaixão e o respeito. Aumenta o bem-estar de toda a sociedade e faz a sociedade alcançar a justiça social.

4 - Siam, Jejum no Mês de Ramadan

Os muçulmanos são obrigados a jejuar todo o mês lunar de Ramadan (29 ou 30 dias) do amanhecer ao pôr do sol. Durante o período de jejum a pessoa deve abster-se de comer, beber e manter relações sexuais.

O Jejum é realizado em adoração e amor a Deus, e ensina o ser humano a reconhecer que o sustento (que pode ser dado como certo), na verdade, vem diretamente de Deus.

Quando as pessoas sentem as dores da fome, experimentam o sofrimento das pessoas carentes, especialmente em locais que não tem falta de alimentação ou de sustento básico. Desta forma, os ricos estarão mais inclinados a fazer caridades em agradecimento à dádiva de Deus. Isso cria uma relação entre os ricos e os pobres e ajuda a construir a harmonia social.

O Jejum ajuda o indivíduo a limitar seus desejos e ensina a paciência e o auto-controle. Desta forma, a pessoa irá alcançar um melhor desenvolvimento espiritual, além de conquistar os diversos benefícios que o jejum traz à saúde, por isso é recomendado pelos médicos para a cura de várias doenças.

5 - Hajj, Peregrinação a Meca

Hajj é a peregrinação a Meca no mês lunar de Zul Hijjah com a intenção de visitar a Mesquita Sagrada (Al Al Ka'aba, a Casa de Deus) e realizar adorações definidas em cada dia dos dias do Hajj. É o quinto pilar do Islam, que deve ser realizado uma vez na vida por todo muçulmano (que chegou à idade da puberdade) , se tiver condições físicas e financeiras.





Nenhum comentário:

Postar um comentário