O auto proclamado "Estado Islâmico" tem o poder sobre um vasto território e consegue ainda ameaçar todos os países mas de onde surgiu ele? Antes de ver quem são, aqui está a definição de estado islâmico:
"Um estado islâmico, é um tipo de governo que se fundamenta na aplicação da lei religiosa islâmica, ou sharia, Desde o início do Islam que diversos governos foram fundados como islâmicos. Entre os primeiros estados islâmicos, assinala-se aquele o próprio califado fundado pelo próprio Profeta Muhammad (que a Paz esteja com ele). "
O grupo cresceu significativamente por causa da sua participação na Guerra Civil Síria e ao seu líder, Abu Bakr Al-Baghdadi. O estado islâmico força conversões e obriga as pessoas que vivem em áreas ocupadas por eles a seguirem uma versão meio pesada e distorcida do Islam e caso contrário essas pessoas são mutiladas e mortas, o que contraria totalmente com o que o Islam prega.
Estandarte Negro
Também conhecido como bandeira da águia, é uma das bandeiras hasteadas pelo Profeta Muhammad (que a Paz esteja com ele). Um simbolo muito usado pelo Islam.
Essa bandeira letrada em branco é a principal bandeira do jihadismo e nela está escrito "Não existe outro deus a não ser Deus" e logo abaixo tem o selo dos profetas.
Características de dominação
Quando eles chegam a um território, eles tem uma certa rotina:
- Penduram uma bandeira negra no topo do prédio mais alto.
- Iniciam uma campanha para conquistar corações e mentes por meio de ações sociais em lugares devastados pela guerra e bem fragilizados pela invasão estrangeira.
- Distribuem pen drives com cânticos jihadistas e vídeos que mostram as operações militares do grupo e folhetos que pregam contra a democracia, sobre a necessidade de permanecer em silêncio e obedecer suas regras, pois fazendo isso estariam fazendo algo para Allah.
- E por fim, começam mudanças usando como fundo o Alcorão para tentar justificar seus atos.
![]() |
Estandarte negro - bandeira hasteada por Muhammad (que a Paz esteja com ele). Muito associado a organizações terroristas. Um erro muito comum. |
Entendendo o mecanismo de distorção
O Alcorão foi escrito em uma época totalmente diferente da que vemos hoje. A vida não é mais a mesma, naquela época o mundo árabe era injusto , viviam com a idolatria e viviam entre guerras e conquistas, aquilo era parte da vida então como era de se esperar, o Alcorão tinha algo sobre essa parte:
- E combatei-os, até que não mais haja sedição a idolatria, e que a religião toda seja de Allah. E,se se abstêm, por certo, Allah, do que fazem, é Onividente. [08:39]
Vamos pegar este versículo como exemplo, podemos distorcer o mesmo versículo e causar realidades totalmente opostas. Posso muito bem usar essa linha para sair as ruas e pregar para que parem de idolatras esses famosos por aí e outras imagens convencendo pessoa por pessoa, como posso já posso chegar com uma Ak-47 e dizer que todos estão errados idolatrando algo sem ser Allah e ainda assim, os dois tem fundamento, ambos tem sentido igual.
Eles usam da fé de jovens para ter poder sobre eles, como o ambiente influencia diretamente na personalidade da pessoa, eles aproveitam disso para enganar e distorcer tudo em benefício próprio (mais ou menos o que certos pastores fazem e todos fingem que não vê).
Propaganda
Continuando nesse assunto de distorcer coisas, eles como não são burros nem nada usam das redes sociais como twitter, fotos e vídeos mostrando pessoas dentro dessas áreas ocupadas por eles trabalhando em todas as áreas da cidade para reconstruí-la e assim passar a imagem que a guerra destruiu tudo e que eles são os enviados divinos para tanto arrumar aquele lugar como fazer valer a palavra de Allah.
Outra tática que é usada muitas vezes é chegar em comboio e muito dinheiro para fazer a economia da área girar mais rápido, controlando a economia, eles controlam as pessoas e regem todos os aspectos de sua vida.
A propaganda deles é tão eficiente que não é muito estranho nós vermos nos jornais pessoas querendo se juntar de todos os lugares para fazer parte desse grande marco na história islâmica e da sociedade.
![]() |
Exemplo de foto usada no Twitter pelo EI |
Regimento imposto aos civis
Depois de o EI autoproclamar a captura de certas cidades do Iraque, o EI divulgou orientações de como as pessoas deveriam usar roupas e véus. Eles alertaram as mulheres a usar o véu que cubra o rosto ou haveriam sérias consequência. Um clérigo disse à Reuters em Mossul que pistoleiros do EI haviam ordenado a ler o aviso em sua mesquita, quando os fiéis se reuniam. Eles também proibiram manequins nus e ordenou que os rostos de manequins de ambos os sexos fossem cobertos. Foram lançadas 15 notas chamadas "Contrato da Cidade", um conjunto de regras destinadas a civis em Nínive. Uma regra estipulava que as mulheres devem ficar em casa e não sair para a rua a menos que seja necessário. Outra regra diz que o roubo seria punido com a amputação.
Além da proibição da venda e uso de álcool (que é habitual na cultura muçulmana), os militantes proibiram a venda e uso de cigarro e narguilés. Eles também tem proibido música e canções em carros, em festas, em lojas e em público, assim como fotografias de pessoas nas vitrines das lojas porque para eles, seria uma forma de idolatria usada pelos ocidentais.
Os cristãos que vivem em áreas sob controle do EI que queiram permanecer no território do "califado" tem apenas três opções: se converter ao islamismo, pagar um imposto (o jizya) ou morrer. Eles já haviam estabelecido regras semelhantes para os cristãos em Ar-Raqqah, na Síria, que era uma das cidades mais liberais do país antes da dominação do grupo.
Recursos financeiros
Em 2014, a RAND corporation realizou um estudo em cima de algumas cartas obtidas do Estado Islâmico do Iraque (200 documentos pessoais, relatórios de despesas, lista de adesão e etc). Eles descobriram que, entre 2005 e 2010, doações externas responderam por apenas 5% do orçamento de funcionamento do grupo, sendo que o restante era levantado dentro do próprio Iraque. No período de tempo estudado, as células eram obrigadas a enviar até 20% da renda gerada a partir de sequestros, extorsões e outras atividades para o próximo nível de liderança do grupo. Os comandantes do nível superior, então redistribuindo os fundos para as células provinciais ou locais que estavam em dificuldades, ou que precisavam de dinheiro para conduzir ataques. Os registros mostram que o Estado Islâmico do Iraque (al-Qaeda do Iraque) era dependente de membros de Mossul para conseguir dinheiro, que a liderança usava para fornecer fundos adicionais para militares em Diyala, Salahuddin e Bagdá.
Em meados de 2014, a inteligência iraquiana obteve informações de um agente do EI que revelou que a organização tinha um patrimônio de 2 bilhões de dólares, o que tornaria o mais rico grupo jihadista no mundo. Acredita-se que certa de três quartos dessa soma seja proveniente de bens apreendidos depois que o grupo capturou a cidade de Mossul, em julho de 2014; isso inclui possivelmente até 429 milhões de dólares saqueados do Banco Central de Mossul, junto com milhões adicionais e uma grande quantidade de ouro roubado de outros bancos da cidade.
A exportação de petróleo dos campos petrolíferos capturados traz em dezenas de milhões de dólares. Um funcionário do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos estimou que o EI ganha 1 milhão de dólares por dia a partir da exportação de petróleo. Grande parte do petróleo é vendido ilegalmente na Turquia. Analistas de energia com sede em Dubai têm estimado a receita do petróleo combinada com a produção iraquiana e síria do EI em 3 milhões de dólares por dia. O grupo também extrai riqueza através de impostos, extorsão e até mesmo venda de artigos de arte no mercado negro.
Opinião
Essas pessoas que dizem que estão fazendo tudo em nome de Allah e de Sua Mensagem, não passam de babacas e cretinos que acham que podem fazer o que querem e vão se livrar disso. Eles usam jovens e até mesmo crianças para seus fins e não estão nem aí com isso. Muitos podem pensar: "mas está escrito no Alcorão". Escrito até está, mas e todo o resto que está escrito para ajudar os próximos, alimentar quem tem fome e quando o mundo estiver em harmonia, fazer o possível para mantê-la? É a mesma coisa que certos pastores fazem manchando o nome de uma religião e de milhões de seguidores. Está claro que é errado usar a fé das pessoas para acumular riquezas mas eles só seguem o que interessa a eles e quando alguém fala, fala assim: Mas todos os pastores roubam.
Isso não é verdade. A única verdade é que nada pode ser mais perigoso que o próprio ser humano. Ele pode fazer coisas inimagináveis e continuar dormindo sem pesar. Em todas as áreas e religiões iremos encontrar pessoas perversas mas não quer dizer que essas coisas tem culpa de um doente fazer idiotices em nome daquilo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário